Somos uma tuna fundada em 2004, que nasceu do sonho de engrandecer não só o Espírito Académico da Escola Superior de Saúde, mas também de todo o Instituto Politécnico de Setúbal. Hoje fazemos questão de manter aquilo que foi, é e sempre será o nosso lema: Unidos Pelo Traje. Seremos então Sempre Tunos e permanecermos para sempre Unidos!
O início do nosso percurso foi marcado por um batismo solene, realizado pela nossa tuna madrinha, a T.A.S.C.A. – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada – batismo este que nos firmou como a primeira tuna mista do Instituto Politécnico de Setúbal. Os anos passaram e também tivemos o orgulho de receber como afilhada a antiga tuna do IPS, os HatunaMatata – Tuna Mista Académica da Escola Superior de Educação.
Ao longo destes anos foi-nos possível espalhar a nossa boa energia, música e espírito académico por todo o nosso país, partilhando palco com várias Tunas Mistas de Portugal, onde o convívio e o companheirismo são as nossas maiores imagens de marca!
Além de seremos a Tuna Mista Académica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, somos também um grupo que prima pela festa, boa disposição e sobretudo pelo gosto e dedicação que cada um dos seus elementos deposita em cada minuto dedicado à tuna. Apesar da nossa relativa curta existência, marcamos presença assídua nas festas e arraiais da nossa cidade, festivais académicos e não só.
Orgulhamo-nos de já termos realizado quatro edições do nosso encontro de tunas “Tuna na Caneca”, bem como oito edições do nosso festival “FATuM”, que contam com o nosso selo “Capas Solidárias”. O convívio e a partilha são uma constante nos eventos em que participamos, pelo que temos o privilégio de partilhar o palco com muitas das Tunas Mistas que mantêm aceso o Espírito Académico do nosso país.
Apesar das CapaS’olidárias se ter tornado o nosso selo de solidariedade, presente na maioria das atividades que organizamos, inicialmente tratava-se de um evento organizado para ajudar instuições de solidariedade em Setúbal. O 1º CapaS’olidárias, decorreu no dia 17 de maio de 2014, tendo como objetivo a angariação de fundos para duas instituições de solidariedade, neste caso, a Casa do Gaiato de Setúbal e a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
Ao longo dos anos, as nossas iniciativas têm sempre muita adesão, pelo que deixamos uma palavra de apreço a todos os que de algum modo contribuíram para as várias causas e que fizeram questão de dar continuidade a este movimento que é o nosso CapaS’olidárias.
Para fazer jus ao nosso lema, vestimos o traje com orgulho e a ele juntamos os elementos simbólicos que nos distinguem enquanto Tuna e que nos permitem fazer a distinção entre cada hierarquia.
Somos uma tuna com 4 estatutos principais: as araras, aspirantes, caloiros e tunos sendo que, cada elemento, por norma, vivencia todos eles chegando ao estatuto mais alto após demonstrar empenho, dedicação e aprendizagem.
As nossas queridas araras pertencem ao primeiro estatuto dos SemperT’unos. Nesta altura, têm oportunidade de experimentar todos os naipes e de ir a todas as atividades da Tuna, onde vestem uma camisola preta feita por eles!
Os aspirante utilizam uma rede de pesca que se sobrepõe à capa académica e que transportam sempre junto ao traje, levando um pouco de Setúbal a todos os lugares por onde passamos.
Os Caloiros, após o seu batismo, recebem um emblema da Tuna para coserem no braço direito, que os torna membros oficiais.
No último estatuto, os Tunos, carregam na sua bolsa uma caneca que é amolgada pelos padrinhos nas suas subidas a Tuno. A caneca é um símbolo que vai estar presente para sempre porque somos Sempre Tunos, mesmo que um dia deixemos de estar na Tuna!